sábado, 9 de junho de 2012

Jovens de Riacho da Cruz fazem Matriculas dos Cursos FIC do PRONATEC

Via Assessoria de Impressa de Riacho da Cruz:







JOVENS DE RIACHO DA CRUZ FAZEM MATRÍCULAS DOS CURSOS FIC DO PRONATEC





        Na manhã desta Sexta-Feira, 08, mais de 50 pessoas, entre jovens e adolescentes riachocruzenses, dirigiram-se ao Campus do IFRN em Pau dos Ferros com o objetivo de efetuar suas matrículas nos 07 Cursos FIC - Formação Inicial e Continuada, para os quais foram selecionados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego -PRONATEC. Os Cursos de Agente Comunitário de Saúde, Apicultor, Auxiliar de Recursos Humanos, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador de Computador e Recreador terão início em Julho e Agosto próximos.

Cursistas em reunião de preparação para as inscrições
        
         Na última Quarta-Feira, dia 06, todos os selecionados para os cursos do PRONATEC participaram de uma reunião que aconteceu na Câmara Municipal receberam dos Gestores Municipais do PRONATEC, Ercília Guedes e Lázaro Melo, orientados a respeito da documentação necessária para a matrícula e também sobre a CARTA DE ENCAMINHAMENTO PARA PRIMEIRA CHAMADA. 


Ercília Guedes e Lázaro Melo, gestores do município

O diferencial para os jovens de Riacho da Cruz inscritos nos cursos do PRONATEC é o total apoio dado pela Prefeitura Municipal que disponibilizou um ônibus para garantir que todos os alunos pudessem se deslocar de suas residências e efetuarem suas matrículas.

           Durante o período de realização dos cursos, os alunos terão toda a assistência do IFRN, onde passarão a serem alunos da instituição, recebendo Fardamento, Material Escolar, Auxílio Alimentação e Transporte. O objetivo maior destes cursos é oportunizar a muitos jovens uma qualificação profissional em áreas com as quais os mesmos se identifiquem.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

6ª URSAP Prepara Plano de Ação Regional para ser incluído na Rede Cegonha

As diretorias regionais de saúde estão desenvolvendo plano de trabalho que habilitarão os municípios potiguares ao programa nacional de Rede Cegonha. O programa oferta atenção integral à saúde da mulher e da criança. O novo modelo de assistência materno-infantil tem foco no parto, nascimento, crescimento e desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses. 


Na 6ª Região de Saúde, que é composta por 36 municípios, os gestores e técnicos estiveram reunidos durante dois dias (05 e 06),na sede da VI Ursap, em Pau dos Ferros, no intuito de consolidar as matrizes diagnósticas locais num plano de ação padronizado e suas diretrizes para todo o Alto Oeste.

A determinação da governadora, Rosalba Ciarlini, é que as unidades regionais organizem a rede de atenção à saúde materna e infantil no Estado de modo que sejam garantidos acesso, acolhimento e resolutividade. Com isso, espera-se redução nos índices de mortalidade materna e infantil no Rio Grande do Norte.

Num primeiro momento, a 6ª Região de Saúde não havia sido contemplada para os componentes Parto e Nascimento, estando habilitada somente para Pré-natal e Puerpério. Até então, o Ministério da Saúde tinha optado, apenas, pela região metropolitana, que abrange os municípios de Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Natal, Parnamirim e Macaíba.

Visando melhorar a logística na atenção e expandir o atendimento aos lugares mais longínquos da capital potiguar, o Governo Federal priorizou mais duas regiões, a 2ª Região-Mossoró e a 6ª Região de Saúde-Pau dos Ferros para realizar os investimentos, objetivando garantir a estruturação da rede e aumentando, consequentemente, a resolutividade na atenção à mulher e à criança, que ainda é bastante precária nessas regiões potiguares.

A oficina foi coordenada pelo Grupo Condutor Regional composto por Vicente de Paula Fernandes (VI URSAP), Paulo Barnardino (VI URSAP), Coeli Regina (Riacho de Santana), Tereza Mesquita (Pau dos Ferros), Clédina Andrade (Dr. Severiano), Lucivania  de Lima Maia (Encanto).

Após o fechamento do Plano de Ação, este será encaminhado ao Ministério da Saúde para receber certificação.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia inovadora do Ministério da Saúde, que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar, às mulheres, o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, e às crianças o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.













Fonte: blogdocapote.com

Corpus Christi

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.
Fonte: pesquisa google

terça-feira, 5 de junho de 2012

ProJovem Adolescente

      O coletivo do PróJovem Adolescente de Riacho da Cruz realizará nesta quarta-feira (06/06) uma discussão acerca do tema: "Juventude e seus direitos socioassistenciais e as regras de convivência". A explanação contará com a participação da Assistente Social do Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) Daniela Queiroga, e a Coordenadora do Programa ProJovem Adolescente no Municipio, Vanuza Lima.
      O encontro, no qual participarão os 30 jovens atendidos pelo programa, tem como objetivo orientar os jovens a respeito dos seus direitos, bem como a participação cidadã e democrática em sociedade.


Alguns Adolescente do Grupo com a Coordenadora e com a Mediadora do UNICEF no II Fórum Comunitário de Riacho da Cruz/RN

Alguns Adolescente do Grupo com a Coordenadora no II Fórum Comunitário de Riacho da Cruz/RN

Comunicado aos Estudantes Pré-Selecionados no PRONATEC

           Os estudantes que foram pré-selecionados para os cursos do PRONATEC têm até o dia 17/06 para realizarem a confirmação de sua matricula. O estudante deverá comparecer no Campus do IFRN de Pau dos Ferros, na secretaria acadêmica durante o horário normal de expediente, levando em mãos documentação (original e cópias) - Carta de encaminhamento para PRIMEIRA CHAMADA, Identidade, CPF, Título Eleitoral, Certidão de Nascimento/Casamento, e para os homens, Certificado de Reservista.
    Na oportunidade os estudantes assinarão o Termo de Compromisso, onde se comprometerão a frequentar integralmente as atividades do Curso.
          Dúvidas podem ser resolvidas com os Gestores, Ercília Guedes e Lázaro Melo.

Riacho da Cruz se destaca como um dos municípios que mais inscreveu jovens para os Cursos FIC do IFRN


        O Município de Riacho da Cruz foi o município que mais inscreveu Adolescentes e Jovens nos cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN Campus Pau dos Ferros. Foram 50 selecionados para 07 diferentes cursos com previsão de início para Julho.
       Apesar da enorme procura pelos cursos onde contamos com 121 inscritos, destes mais de 50 foram selecionados, diz a Gestora municipal do Pronatec Ercília Guedes, o que é um número bastante expressivo, considerando que as 25 vagas para cada curso eram disputadas durante as inscrições On Line efetivadas pelos 16 municípios que aderiram ao Pronatec neste momento inicial do Programa.
     Somente para o Curso de Recreador, 19 pessoas do município de Riacho da Cruz foram selecionados, o que mostra a grande procura pelos cursos FIC no município. Mas, muitas pessoas ainda terão a chance de serem convocados na 2ª Chamada ainda para estes cursos, e até 2014 muitas ofertas de cursos serão abertas pelo IFRN, salienta o Gestor do Pronatec no município, Lázaro Melo.

Curso: Agente Comunitário de Saúde

1- ALDALENE SOARES DE OLIVEIRA / PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
2- ERIVANIA DE OLIVEIRA PAIVA / PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
3- FLAVIA ALVES DE PAIVA/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
4- MARIA DAS GRACAS DE PAIVA FREITAS / PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
5- NERISSONIA REGO SOARES / PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
6- VICTOR MATTEUS DE PAIVA OLIVEIRA / PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ


Curso: Apicultor

7- MARIA DAS GRACAS SOARES / PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ


Curso: Auxiliar de Recursos Humanos

8- ROMARIO NOGUEIRA /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
9- OTILIA VITORIA SILVA SABINO /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
10- LUCIA KAROLAYNE VALERIA DA COSTA /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
11- INGRID BEATRIZ RIBEIRO SIMPLICIO /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
12- ANTONIA GENOVEVA PAULO RAULINO/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
13- DESIDERIO PEDRO DA SILVA FILHO/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
14- ANA MARIA DE SOUZA PAIVA /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
15- LIGIA MARIA DE SOUZA SILVA/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
16- JURINEIDE DE OLIVEIRA /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ


Curso: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

17- ANTONIO CASSIO BESSA ALVES /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
18- FRANCISCO GUTIERRE BEZERRA DA SILVA /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
19- RAILLY DOUGLAS DE LIMA CHAGAS /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
20- FRANCISCO LESSONELLIS PEREIRA DE MEDEIROS /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
21- ANTONIO NERIMARCOS SOARES REGO /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
22- FRANCISCO LUCIANO DE PAIVA SOARES /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
23- ANTONIO TOMAILSON DA SILVA RIBEIRO P/REFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
24- CESIMAR JANUARIO DA SILVA /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
25- ITALO BRENO SIMPLICIO MARQUES/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
26- IGOR ANDRIELLY MIRANDA DE ALBUQUERQUE/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ


Curso: Montagem e Manutenção de Computadores

27- GILLIARD DE PAIVA REGO PREFEITURA /MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ


Operador de Computador

28- KLEVERSSON GUSTAVO PEREIRA DE PAIVA/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
29- HENRIQUE EDUARDO DE OLIVEIRA PAIVA /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
30- MARCELO JOSE MORAIS DA SILVA /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
31- THIAGO AUGUSTO DE OLIVEIRA FEITOSA/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ


Recreador

32- LUCAS RAFAEL NUNES DA SILVA /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
33- FRANCISCO MAILSON DA SILVA RIBEIRO/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
34- MELINA LYANNE DE MELO SA/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
35- JOSENILTON HELIO DE OLIVEIRA/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
36- KERLA KALLYANY PEREIRA CARDOSO /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
37- FRANCISCA ITAMARA SOARES /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
38- ANA LUCIA DAS CHAGAS PAIVA /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
39- ANA LUCIA SANTIAGO DA COSTA CHAGAS/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
40- KIRLEY GABI RIBEIRO /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
41- MARIZA FERNANDES DA SILVA /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
42- MARIA DAS GRACAS GUEDES REGO /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
43- THALITA SIMONE PEREIRA MAIA/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
44- MARIA EDNA CARDOSO /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
45- MARCIO FELIPE SOARES CHAGAS/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
46- MARIA APARECIDA DA CONCEICAO /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
47- MARIZANGELA PAIVA /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
48- MARIA ALEXSANDRA ROCHA DE OLIVEIRA/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
49- WIGENES BRUNO DAS CHAGAS SOARES /PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
50- FRANCISCA ERINEIDE DE OLIVEIRA SILVA/ PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ





FONTE: http://smecriachodacruz.blogspot.com.br/2012/06/riacho-da-cruz-se-destaca-como-um-dos.html

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Novenário do Sagrado Coração de Jesus


CONVITE

      
         Ó Sagrado Coração de Jesus, que dissestes: “Venham a mim vocês que estão cansados de carregar o seu fardo e Eu lhes darei alívio.
           O apostolado da Oração da Capela do Sagrado Coração de Jesus convida todo o povo de Deus para assistirem o novenário do Sagrado Coração que terá inicio hoje ás 7:00hs. Sintam todos espiritualmente convidados a participar do Novenário do Sagrado Coração de Jesus que será celebrado durante todo o mês de junho.
         Que todos tenham a graça de acolher este convite com gratidão e confiança no Sagrado Coração de Jesus.
  


Apostolado da oração
Capela do Sagrado Coração de Jesus – Riacho da Cruz/RN